O curso
A pesquisa em neurociência adquiriu um grau de complexidade proporcional ao progresso tecnológico em várias áreas do conhecimento. Definida basicamente como área de estudo do sistema nervoso e suas interações com o ambiente, a neurociência ganhou destaque nos últimos anos pela ampliação em seus ramos de estudo. Avanços em neuroimagem, neuroimunologia e genômica funcional tiveram um tremendo impacto na pesquisa em neurociência, aumentando sua aplicação translacional. A pesquisa em neurociência precisa levar em conta e avaliar aspectos da saúde nutricional, incluindo hábitos alimentares, distúrbios neuroendócrinos e metabólicos e dietas, como fatores que impactam a fisiopatologiade doenças neurológicas. Essa abordagem é de alta relevância social e econômica pelo impacto que as dislipidemias, desnutrição calórica-proteica, obesidade e outros distúrbios nutricionais possuem nas funções do sistema neuroendócrino, eixo intestino-cérebro, e do sistema nervoso central, impactando a saúde mental e cognitiva e aumentando o risco de doenças neurodegenerativas. Essa proposta de um curso de especialização em Neurociência Nutricional é liderada por um grupo de professores doutores da UFC com larga experiência em pesquisa e orientação acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem como objetivo abordar de forma integralizada e multidisciplinar diferentes temas, aproveitando as vantagens de uma rede de colaboração existente, muitos desses professores do Projeto CAPES PrInt em Neurociência Translacional da UFC.
Esta proposta de curso de especialização visa reunir/integrar professores da UFC e colaboradores de outras instituições para formar especialistas em neurociência nutricional, abordando temas em distúrbios nutricionais/dislipidemias; doenças neurodegenerativas; distúrbios do sono e suas lesões cerebrais relacionadas entre outros. Não existe um curso de especialização no país com essas características.
Capacitar profissionais da saúde na área de neurociência nutricional, possibilitando melhor aplicação dos saberes inerentes às áreas de formação.
- Melhor compreender a magnitude do impacto da transição nutricional no Brasil e distúrbios nutricionais no neurodesenvolvimento e neuroinflamação;
- Melhorar a formação didático-pedagógica para ensino superior;
- Compreender os fundamentos de histologia, embriogênese do sistema nervoso e neuronatomia aplicada à nutrição;
- Aprender fundamentos da metodologia científica e boas práticas de redação científica.
- Receber capacitação em neurociência nutricional para continuação da formação acadêmica nos Programas de Pós-Graduação Stricto-Senso da Faculdade de Medicina da UFC.
- Adquirir fundamentos em neurofisiologia e neurofarmacologia aplicada à nutrição
- Compreender a importância do sistema neuroentérico, eixo intestino cérebro e microbiota intestinal e interações com dietas, micro e macronutrientes e distúrbios nutricionais;
- Compreender a importância de distúrbios nutricionais como fatores de risco de doenças neurodegenerativas e déficits de sono.
- Obter formação básica em bioestatística, desenho experimental, aplicação de testes bioestatísticos, e interpretação de estudos pré-clínicos e clínicos aplicados à nutrição.