Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Especialização em Neurociência Nutricional

Área do conteúdo

Diferenciais

Dados do Brasil divulgados pela FAO no ano de 2019 revelam que 5,2 milhões de brasileiros viviam em estado de desnutrição no triênio 2015-2017 (FAO, 2019). A taxa de conceptos nascidos abaixo do peso nesse período foi de 8,4%. Além da problemática da desnutrição, o número de pessoas com sobrepeso e obesidade continua a crescer em todas as regiões, especialmente entre adolescentes e adultos; em alguns casos a obesidade e a desnutrição ocorrendo de forma combinada. A carência na ingestão de micronutrientes como cálcio, ferro e vitaminas A e D, doenças deficitárias conhecidas, continuam sendo importantes problemas nutricionais no país (UZÊDA et al., 2019).

Em países em desenvolvimento com economias emergentes, uma carga dupla de desnutrição (DBM) frequentemente ocorre mesmo em áreas empobrecidas. O DBM é definido pela OMS como “a coexistência de desnutrição com sobrepeso, obesidade ou doenças não transmissíveis relacionadas à dieta (DCNT), dentro de indivíduos, famílias e populações e ao longo do curso de vida” e pode ser agravada por condições ambientais inadequadas circunstâncias e predisposições genéticas. Embora uma grande proporção das mortes de crianças menores de cinco anos seja atribuída à desnutrição, o sobrepeso e a obesidade nessa faixa etária e mais velhos estão aumentando. O aumento do risco de DCNT relacionado à transição nutricional em países em desenvolvimento é uma preocupação de saúde pública, devido ao potencial impacto econômico e supersaturação da infraestrutura do sistema de saúde (LEOCÁDIO et al, 2021).

Diante desse cenário, o curso de especialização em Neurociência Nutricional é centrado em eixos temáticos para formação acadêmica que englobam:

-Histologia e Embriogênese do sistema nervoso e más-formações;

-Fundamentos em neuroanatomia aplicada à nutrição;

-Eixo intestino-cérebro e microbiota intestinal;

-Neurofisiologia aplicada à nutrição;

-Modelos experimentais em neurociência da nutrição;

-Impacto de distúrbios nutricionais, metabólicos e neuroendócrinos no SNC;

-Sistema Nervoso Entérico e influências nutricionais;

-Neurofisiologia e neurofarmacologia do controle da saciedade;

-Obesidade e distúrbios nutricionais como fator de risco para distúrbios do sono;

-Obesidade e distúrbios nutricionais como fatores de risco para doenças neurodegenerativas.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo